1027

STF restabelece aumento do IOF para empresas e acende alerta fiscal

O aumento do IOF para empresas, restabelecido pelo Supremo Tribunal Federal com efeitos retroativos, exige atenção imediata. A decisão valida o decreto presidencial que elevou as alíquotas do imposto, com exceção da cobrança sobre o risco sacado, considerada inconstitucional. Com isso, a norma volta a produzir efeitos desde sua edição, em 11 de junho, mesmo durante o período em que esteve suspensa entre 26 de junho e 16 de julho.

Impactos do aumento do IOF para empresas

Dessa forma, com a retomada da validade do decreto, operações realizadas no período de suspensão podem estar sujeitas ao recolhimento do IOF, com acréscimos de multa e juros. Mesmo sendo uma decisão cautelar, que ainda será analisada pelo Plenário do STF, os impactos fiscais já são imediatos. Por isso, empresas devem revisar operações financeiras e avaliar possíveis exposições a passivos tributários.

Planejamento tributário e reavaliação de riscos

A indefinição sobre os fatos geradores ocorridos durante a suspensão acentua a necessidade de uma análise técnica. Nesse sentido, o aumento do IOF para empresas pode afetar diretamente estratégias de financiamento, fluxo de caixa e compliance fiscal. Reavaliar estruturas e identificar riscos é essencial neste momento.

Como o HRSA pode apoiar sua empresa

O HRSA acompanha em tempo real os desdobramentos no ambiente tributário. Assim, atuamos diretamente na avaliação de riscos fiscais, revisão de estruturas, planejamento tributário e defesa contra cobranças indevidas. Estamos ao lado de nossos clientes para garantir segurança jurídica e decisões estratégicas alinhadas ao cenário atual.

Cadastre-se e receba nossos comunicados.